Saudações pessoal!

Nosso querido openSUSE finalizou no dia 4 de janeiro de 2022 o suporte a versão Leap 15.2, fazendo-se necessária a atualização para a versão 15.3. Neste post irei mostrar como atualizei o meu computador, e como você pode fazer o mesmo sem reinstalar o sistema operacional.

O openSUSE Leap 15.3 oferece aos usuários profissionais, empreendedores e ISVs (Independent Software Vendors) suporte atualizado para hardware moderno com funcionalidade aprimorada do YaST e um instalador aprimorado. O Leap 15.3 foi lançado ao público em geral em 02 de junho de 2021 e é a a versão estável corrente, com suporte até novembro de 2022.

Caso queira saber mais sobre o tempo de vida das releases Leap, confira a documentação oficial.

Antes de Atualizar!

Antes de mais nada é preciso lembrar que para processos de atualização deste tipo é preciso conhecimento avançado, e muito cuidado, pois corre-se o risco de perder a instalação caso algum passo seja feito de maneira inadequada.

Fazer uma atualização com o sistema em execução tem vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens estão:

  • Você só baixa os pacotes que precisam ser atualizados, usando muito menos largura de banda.
  • Durante a atualização, você ainda pode usar sua estação de trabalho (mesmo que isso não seja recomendado); o único tempo de inatividade será a reinicialização após a atualização.
  • Você não precisa usar um DVD, nem precisa de um gravador de DVD. Você não precisa usar uma chave USB. Isso porque você inicializa seu sistema existente e instala tudo da rede.

As desvantagens:

  • Se, por qualquer motivo, a atualização for interrompida (por exemplo, falta de energia, desconexão da rede) e o processo não puder continuar, você pode ficar com um sistema quebrado (isso depende de onde o processo parou, é claro).
  • Se você tiver vários sistemas para atualizar, usará largura de banda todas as vezes, portanto, talvez seja melhor fazer download de uma imagem ISO.
  • Ele não faz toda a limpeza e manutenção que uma atualização de DVD offline faz.

Outra possibilidade: atualização offline, também conhecida como atualização de DVD ou tradicional. Para obter mais informações, leia a documentação sobre atualização offline . Este método de atualização é mais seguro e versátil. A menos que você tenha um bom motivo para fazer o contrário, use o método de atualização offline .

Caso prefira, verifique a documentação para atualização utilizando a interface gráfica. Mas, a partir de então seguiremos com a atualização utilizando a linha de comandos.

Atualizando da versão 15.2 para 15.3!

Vamos começar a atualização verificando se o repositório de atualização já existe e está ativado:

zypper repos --uri

Verifique se http://download.opensuse.org/update/leap/15.0/oss/ (para openSUSE Leap 15 ou posterior, substitua 15.0 pela sua versão) existe em um dos valores da coluna URI e Yes na coluna Enabled , como o exemplo abaixo:

#  | Alias           | Name            | Enabled | Refresh | URI
---+-----------------+-----------------+---------+---------+----------------------------------------------------
1  | repo-update     | repo-update     | Yes     | Yes     | http://download.opensuse.org/update/leap/15.0/oss/

Se a coluna Enabled disser No , habilite-a emitindo o comando:

zypper modifyrepo --enable repo-update

onde ‘repo-update’ é o nome do repositório de atualização.

Depois, atualize o sistema para a última versão dos pacotes disponíveis na sua release atual com os comandos:

sudo zypper refresh
sudo zypper update

Vamos agora alterar os repositórios pela versão mais atual do sistema, para buscarmos os pacotes corretos, com o comando:

sudo sed -i 's/15.2/${releasever}/g' /etc/zypp/repos.d/*.repo
zypper --releasever=15.3 refresh

Com os repositórios atualizados, vamos executar a atualização completa da distribuição. Primeiro vamos fazer o download das versões corretas dos pacotes:

zypper --releasever=15.3 dup --download-in-advance

E podemos instalar os pacotes que fizemos download:

zypper --releasever=15.3 dup

Quando a atualização finalizar a nova release será atualizada para 15.3. Assim que a instalação finalizar, reinicie seu computador para aplicar as novas releases.

Assim que seu computador for reiniciado, ao logar, vocề deverá ver algo como a seguinte mensagem de boas vindas a nova versão:

Welcome openSUSE 15.3

Se você chegou até aqui, seu sistema operacional está atualizado! Em breve voltaremos com mais novidades aqui no blog.

Compartilhe este post com sua rede de contatos, e deixe seus comentários para acrescentar no post!

Abraço!

Deixe um comentário